O curso Comunique-se tem o objetivo de ajudar gestores e líderes a falar com diferentes públicos, convencer pessoas e motivar os colaboradores.
O curso Comunique-se tem o objetivo de ajudar gestores e líderes a falar com diferentes públicos, convencer pessoas e motivar os colaboradores. São desafios que se apresentam para as pessoas em posição-chave, e quase ninguém nasce pronto para enfrentá-los, não é mesmo?
Assim como damos grande peso às competências técnicas, com boas faculdades e cursos de qualificação, precisamos desenvolver as soft skills. E, na prática, elas estão muito longe de serem um dom ou algo para poucos. Com estudo e orientação, todo profissional pode evoluir suas competências na área.
Neste conteúdo, apresentamos a solução completa da SOAP para lidar com esse desafio e melhorar ainda mais o seu desempenho como gestor e líder. Continue a leitura e conheça o curso Comunique-se!
Você já deve ter percebido que as posições de gestão e liderança acentuam as dificuldades de comunicação. Afinal de contas, nosso desempenho depende muito mais do trabalho dos outros do que antes— de como vamos instruir, motivar e gerir pessoas.
Também nascem diversos contextos de comunicação voltados para o convencimento. Obter o patrocínio para um projeto, apresentar os resultados da equipe, argumentar em uma reunião, participar de uma negociação são exemplos importantes.
Aquele profissional que, em uma função de execução ou técnica, podia se preocupar mais com as hard skills, agora precisa desenvolver suas habilidades de comunicação. A liderança exige muito mais do que os conhecimentos de Administração, Contabilidade, Finanças, Direito, Marketing etc.
Imagine, por exemplo, a posição de um engenheiro que, após excelentes resultados, passa a liderar a equipe. O profissional que, até então, se destacava pelas competências técnicas precisa resolver conflitos, orientar a execução de tarefas, reporta-se para os diretores, negociar com fornecedores e uma série de outras atividades.
O curso de comunicação é um programa para eliminar esses gaps de competência que atormentam a vida de líderes e gestores. Assim, você pode potencializar o conhecimento e as habilidades técnicas com competências comportamentais, especialmente para lidar com os desafios e contextos de comunicação das posições-chave de uma empresa.
O curso de comunicação da SOAP foi desenhado para que você desenvolva competências adaptáveis aos diferentes contextos e desafios. Isto é, você aprenderá as ferramentas e pode usá-las de acordo com o problema que se apresenta: se é uma situação de convencimento, um feedback para colaborador, uma palestra etc.
O primeiro módulo aborda a aplicação das técnicas de narrativa à comunicação. As ferramentas de storytelling contribuem para apresentações criativas, envolventes e impactantes, que podem ser usadas em diversos contextos de comunicação empresarial.
Os exemplos de aplicação do storytelling nas apresentações em empresas são os mais diversos:
No curso, você aprenderá os elementos que compõem as boas histórias e como integrá-los em uma apresentação que faça sentido. Não se trata de aprender para escrever um conto ou um romance, mas de usar o storytelling para superar os desafios da sua atividade profissional.
No segundo módulo, é hora de expandir as formas pelas quais você exibe uma ideia. Trata-se de ir muito além do Powerpoint, utilizando recursos visuais que potencializam o impacto e o envolvimento dos ouvintes.
Entre os tópicos, você aprenderá como criar uma identidade visual que se integre organicamente à apresentação: padrões, cores, formas, fontes, templates etc. Também estudará sobre criatividade, diagramação e animações.
O passo seguinte é o domínio das técnicas de oratória, com foco em conquistar a atenção e engajar os ouvintes. O módulo trabalha a linguagem verbal e não verbal, postura, pausas, confiança e outros elementos que compõem uma boa apresentação.
Continuando sua jornada, você realizará uma apresentação com os conhecimentos adquiridos até então. O objetivo desse módulo é ser uma atividade prática, com feedbacks e orientação sobre as melhorias necessárias, bem como buscar a integração entre oratória, linguagem visual e storytelling.
Já o módulo de inteligência emocional trabalha a capacidade de identificar as próprias emoções e desenvolver estratégias para gerenciá-las. Afinal, não dá para ignorar o impacto do lado emocional no desempenho das apresentações, especialmente em situações de pressão.
A seguir, desenvolvemos nossa capacidade de entender os desejos e necessidades do outro, olhando as situações a partir dos olhos dele. A empatia ajudará não apenas na convivência no ambiente de trabalho, mas na adaptação da comunicação aos diferentes perfis e contextos.
No módulo sobre assertividade, melhoramos elementos do diálogo, como transparência, honestidade, respeito etc., que ajudam a alcançar os objetivos da comunicação. Geralmente, a comunicação busca algum tipo de ação, como mudanças de postura, cumprimento de tarefas, motivação do colaborador e entendimento de informações. Logo, a assertividade é fundamental para gerar o resultado esperado.
Para fechar os módulos essenciais, você será apresentado a uma atividade prática, que reúne todas as habilidades abordadas até aqui. O elevator pitch é uma apresentação rápida, que requer empatia, assertividade e inteligência emocional, geralmente voltada para o convencimento. Nela, você terá um feedback completo para continuar o seu desenvolvimento.
Como o objetivo do curso é desenvolver habilidades práticas, existe um módulo bônus em que montaremos um plano de ação para continuar o treinamento depois da formação. Assim, você pode melhorar até o nível de competência inconsciente. Explica-se.
Sempre que tentamos aprender uma competência, iniciamos pela incompetência inconsciente. Afinal, não sabemos o que é preciso aprender, tampouco onde estamos certos ou errados ao desempenhar uma atividade.
Depois, com o início dos estudos e orientações, chegamos à incompetência consciente. Já sabemos nossos pontos fracos e o que precisa ser feito, mas ainda não desenvolvemos as habilidades.
Logo após, chegamos no estágio em que conseguimos fazer algo: a competência consciente. No entanto, precisamos observar e orientar o próprio comportamento a todo momento, como acontece nas primeiras vezes em que conseguimos dirigir ou andar de bicicleta.
Por fim, atingimos o estágio mais elevado, em que os comportamentos estão automatizados, ou seja, a competência inconsciente.
Daí que o papel do plano de ação é permitir a continuidade do treinamento para você usar o que aprendeu e, com a repetição, automatizar as habilidades de comunicação.
Os facilitadores do curso Comunique-se da SOAP são profissionais de mercado, especialistas em diferentes áreas da comunicação. A equipe é formada por:
Ao todo, você terá 12 horas de conteúdo. Além das 8 horas destinadas aos módulos do curso, existem as aulas ao vivo de introdução, fechamento e plantão de dúvidas, bem como a elaboração do plano de ação.
Todas as atividades acontecem online e são disponibilizadas semanalmente. Assim, a cada 7 dias, você pode focar em uma competência essencial para comunicação, vendo e revendo os conteúdos para desenvolvê-la no seu ritmo.
O curso de comunicação tem diferenciais em relação a outras formações, principalmente pelo excelente aproveitamento da carga horária do curso com diferentes atividades. Confira os principais!
A estrutura segue o caminho lógico para você passar por todos os estágios de desenvolvimento de competências. Os módulos trazem as orientações e conhecimento necessário, e, ao final do curso, o plano de ação possibilita o treinamento até o domínio completo das habilidades.
O microlearning é outro diferencial. Nele, os módulos são estruturados em pílulas para que você consiga identificar os pontos de desenvolvimento e treiná-los até se tornarem competências. Logo, é mais fácil definir prioridades e dar ênfase a parte do conteúdo que trouxer mais dificuldades.
O curso vai muito além do básico, aliando teoria e prática. Durante a formação, você terá momentos para realizar apresentações, coletar feedbacks, tirar dúvidas e, ao final, um plano de ação para continuar a evolução durante a sua carreira.
Assim, você realmente vai aplicar as habilidades de comunicação no contexto profissional. Não adiantaria ter uma parte teórica aprofundada sem se preocupar com a prática, pois o foco não é passar em uma prova, mas ser capaz de incorporar novos comportamentos.
Vale ressaltar que a SOAP auxilia executivos, gestores e líderes a desenvolverem competências comportamentais há quase duas décadas. E o curso Comunique-se é fruto dos conhecimentos e experiências acumulados ao longo dos anos.
Nossa atuação inclui treinamentos, consultorias e produção de conteúdo voltado para apresentações profissionais e comunicação no meio profissional.
Sendo assim, o curso Comunique-se traz todo o suporte de que você necessita para ser um profissional mais confiante, ter inteligência emocional e, é claro, lidar com os diferentes contextos de comunicação nas empresas. Logo, você estará preparado para os desafios das funções de liderança e gestão.
Conheça o curso agora mesmo e faça a sua inscrição!