Uma boa comunicação em vendas além de expor as qualidades de um produto ou serviço, enaltece a habilidade do vendedor.
Uma boa comunicação em vendas além de expor as qualidades de um produto ou serviço, enaltece a habilidade do vendedor. Mais do que “lábia” é preciso se comunicar eficientemente para ter sucesso, o que é possível com as técnicas de storyselling.
Em meio a tantas opções de mercado dificilmente um consumidor tomará a decisão de compra sem antes analisar as ofertas. É aí que a construção dos argumentos e estruturação da narrativa se tornam potentes aliados da conversão.
Quer saber como desenvolver uma excelente comunicação em vendas e garantir bons negócios para a sua empresa? Acompanhe neste post a importância de se comunicar bem e como desenvolver uma comunicação eficiente focada na conversão de vendas!
O objetivo principal da comunicação em vendas é atrair a audiência e fazer com que ela se interesse pelo que você tem a dizer. É a oportunidade gerada para apresentar seu negócio e falar sobre os diferenciais do produto ou serviço.
É o momento de não só expor um catálogo ou uma proposta, mas mostrar todo o potencial da sua empresa. Todo consumidor espera ter suas necessidades atendidas e não se dá por satisfeito até encontrar quem corresponda às expectativas.
A estruturação da comunicação em vendas está diretamente ligada a um objetivo, que pode ser conseguir mais vendas ou alcançar as metas, por exemplo. Nesse contexto, é primordial que a abordagem tenha um direcionamento e faça real sentido para a audiência.
É preciso encontrar pontos de conexão com a busca do consumidor para aumentar o poder argumentativo durante a abordagem. Existe um limite que não deve ser ultrapassado na persuasão, para evitar se tornar aquele vendedor chato, que deseja fechar negócio a qualquer custo.
A comunicação em vendas é vital para compreender dores e soluções dos clientes, trazendo insights importantes para o sucesso da área. Não se esqueça que o público é diversificado e cada consumidor tem necessidades específicas, de acordo com seus hábitos e estilo de vida.
Isso quer dizer que os produtos ou serviços são os mesmos, mas que a comunicação pode variar de pessoa para pessoa. É preciso se preparar para adequar a narrativa e se aproximar ao máximo das dores, individualmente.
Trouxemos algumas dicas para ajudar você a desenvolver uma boa comunicação em vendas e melhorar sua performance!
O primeiro passo é se tornar um especialista e conhecer cada detalhe do que você vende para sanar todas as dúvidas do lead. Sem contar que uma narrativa rica transmite credibilidade e segurança, gerando no consumidor a sensação de estar diante da solução que tanto procura.
Saber ouvir é um dos principais atributos de quem trabalha com vendas, já que a escuta permite melhor compreensão. Deixar o lead falar sem interrupção possibilita pensar nos argumentos em cima do que ele expõe como dor e necessidade.
A comunicação em vendas é uma via dupla que deve atender e gerar um resultado satisfatório para as duas partes. Se colocar no lugar do outro para entender o que ele sente ou deseja pode facilitar o desenvolvimento da conversa, com argumentos precisos e direcionados.
O corpo fala e as pessoas demonstram, por meio da expressão e linguagem como estão reagindo a um discurso. Saiba fazer essa leitura para mudar o tom, reformular os argumentos ou alterar o formato de uma proposta de venda.
Por mais que a arte de vender seja um talento é possível aprimorar com boas técnicas e estratégias. Com treinamentos específicos você pode desenvolver uma comunicação em vendas incrível e fazer do discurso seu principal instrumento de trabalho.
Os cursos SOAP StorySelling e SOAP Elevator Pitch são exemplos de treinamentos criados para os profissionais da área. Neles você aprende técnicas de abordagem e persuasão para que consiga dominar as habilidades de comunicação em vendas.
Se você gostou do post e deseja investir em sua performance de vendas para aumentar o poder de persuasão e potencial de conversão venha conhecer os cursos SOAP StorySelling e SOAP Elevator Pitch e saber como eles podem contribuir nesse desafio!