Saiba como manter o controle e recuperar a linha de raciocínio quando sua mente trava durante uma apresentação
Você já participou de um evento ou uma reunião importante e te deu branco em uma apresentação? Falar em público é um desafio para muitas pessoas, mesmo para aqueles que têm experiência.
O frio na barriga antes de uma apresentação é comum, mas o verdadeiro temor de muitos palestrantes e profissionais é a possibilidade de “dar branco”. Esse fenômeno ocorre quando, inesperadamente, a mente parece se esvaziar, impedindo que a próxima ideia ou frase surja com clareza.
A boa notícia é que existem maneiras eficazes de lidar com essa situação e retomar a confiança durante a apresentação. A seguir, vamos explorar as principais causas do “branco”, como se preparar para minimizá-lo e, o mais importante: como reagir caso aconteça.
Você já se perguntou por que esse bloqueio mental acontece durante uma apresentação?
Entender o que pode te levar ao famoso “branco” é um caminho para agir preventivamente e evitar passar por isso no meio de uma palestra ou reunião. As principais causas incluem:
Como lidar: para reduzir esse impacto, pratique técnicas de respiração, mindfulness e exercícios de relaxamento antes da apresentação.
Como lidar: treine repetidamente seu discurso, grave-se para avaliar seu desempenho e peça feedback de colegas.
Como lidar: estruture sua apresentação de forma clara, com tópicos bem definidos e utilize gatilhos visuais ou palavras-chave para facilitar a lembrança.
Como lidar: para minimizar esses efeitos, familiarize-se com o local da apresentação, tenha um plano B para possíveis interrupções e pratique técnicas de concentração.
Leia também: Como usar pausas e ênfases durante um discurso ou apresentação?
Se você percebeu que perdeu a linha de raciocínio, existem algumas estratégias que você pode seguir para recuperar o controle e seguir com sua apresentação sem comprometer a credibilidade.
Com as dicas certas e uma preparação adequada, é possível transformar um momento de bloqueio em uma oportunidade para demonstrar calma e profissionalismo. Confira algumas opções do que fazer:
O primeiro passo é evitar o desespero. Ao se deixa levar pelo nervosismo, se torna mais difícil recuperar a lógica do discurso.
Inspire e expire lentamente para reduzir a ansiedade. Pequenos segundos de pausa podem parecer uma eternidade para o apresentador, mas para o público, esse tempo é quase imperceptível.
As pausas servem não só para recuperar a memória, mas também para dar espaço à audiência processar o conteúdo.
Se você deu branco, respire fundo e faça uma pausa. O silêncio pode criar um efeito de expectativa, o que torna sua próxima fala ainda mais impactante.
Caso não se lembre do que iria dizer em seguida, tente repetir a última ideia abordada de forma ligeiramente diferente. Isso ajuda a reativar a linha de raciocínio e permite que a próxima informação venha naturalmente.
Se você está usando slides ou anotações, dê uma olhada rápida para se situar. Um roteiro visual pode servir como um suporte para relembrar a sequência das informações e evitar bloqueios mentais.
Algumas palavras-chave ou histórias relacionadas ao tema podem ajudar a recuperar o fio da meada. Se você estava falando sobre um conceito técnico, tente se lembrar de um exemplo prático que ilustre esse ponto.
Fazer uma pergunta para a audiência ou pedir que reflitam sobre o assunto pode oferecer tempo para que você reorganize suas ideias. Além disso, isso gera mais engajamento e proximidade com o público.
Se você percebe que está travado em um ponto específico, siga em frente. Não se prenda tentando lembrar algo a todo custo. Ao continuar a apresentação, é possível que a informação perdida retorne naturalmente.
Errar é humano. Caso o branco seja evidente para o público, uma abordagem descontraída pode aliviar a tensão. Frases como “acho que meu pensamento deu um passeio rápido” demonstram confiança e criam uma conexão mais autêntica com a audiência.
Além de saber como reagir quando um branco acontece, é importante adotar estratégias para minimizar suas chances no futuro.
Confira algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para uma apresentação e minimizar as chances de um lapso de memória no dia:
Dar branco em uma apresentação é uma experiência desconfortável, mas totalmente contornável. No treinamento SOAP Apresentações você e sua equipe aprendem a contar histórias que emocionam do jeito certo.
Durante a formação, vocês conhecerão as principais boas práticas relacionadas à condução e criação de uma apresentação corporativa; entenderá como aplicar as principais técnicas de estratégia da comunicação; compreenderá a importância de uma narrativa bem estruturada; e aprenderá a avaliar o contexto e as demais variáveis da comunicação envolvidas em uma apresentação.
O treinamento é estruturado em três módulos:
Módulo 1: conheça técnicas de briefing relacionadas ao pilar de estratégia da comunicação aplicadas ao storytelling e compreenda a importância de uma narrativa bem estruturada em momentos decisivos. Saiba identificar quais são as principais armadilhas e como evitá-las em apresentações impactantes.
Módulo 2: aprenda os três passos estratégicos para contar a sua história de forma envolvente e engajadora para a sua audiência.
Módulo 3: estruture a narrativa de forma correta e aprenda técnicas de Storytelling, além da “Estrutura dos Três Atos da SOAP”.
Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas.