As apresentações são formas de passar uma mensagem a uma determinada plateia, utilizando slides, discurso e linguagem não-verbal.
As apresentações são formas de passar uma mensagem a uma determinada plateia, utilizando slides, discurso e linguagem não-verbal. Parte da estratégia de comunicação de qualquer negócio, as apresentações criativas são úteis tanto para fins de interação interna quanto externa.
Seja para apresentar resultados, vender um produto ou passar um conhecimento teórico, as apresentações criativas estão entre as formas mais simples de engajar, convencer e criar conexão.
Existem alguns elementos básicos que norteiam o desenvolvimento de uma apresentação criativa e memorável. Em primeiro lugar, é interessante estabelecer uma mensagem principal. Depois, é importante entender o perfil da sua plateia, interesses, valores e noções de mundo.
A comunicação interpessoal é uma prática que envolve a linguagem verbal e a linguagem não-verbal (expressões corporais e emoções, por exemplo). Além disso, para as apresentações, a comunicação também inclui elementos visuais, como os slides que acompanham os discursos.
A equipe de especialistas da SOAP separou temas básicos e essenciais para quem quer criar sua própria apresentação criativa.
O primeiro ponto para desenvolver uma apresentação criativa é a narrativa. Essa narrativa nada mais é que o enredo da história, a linha argumentativa, os personagens e a ambientação.
A técnica de storytelling é muito utilizada para ajudar na criação de um roteiro e da história em si. A ideia é se apoiar na estrutura básica das histórias (literárias, cinematográficas, etc.) para se aproximar e emocionar o público. Dessa forma, é possível adaptar qualquer conteúdo, inclusive os baseados em números e dados.
Em geral, o discurso é um dos elementos principais das apresentações, mas é possível potencializar a qualidade do discurso com um projeto visual bem feito. Pense na identidade visual da sua marca e produto, ou escolha cores e formas que tenham a ver com o seu propósito.
Para criar slides, escolha as fontes adequadas, deixe espaços arejados entre as informações, misture textos com imagens, tabelas, gráficos e dados que sejam muito relevantes. Lembre-se: o conteúdo visual deve estar a favor da narrativa criada, servindo como apoio.
A oratória é a técnica de falar bem em público. Estudar e praticar temas relacionados à oratória e retórica é essencial para quem quer se tornar um excelente apresentador.
Aqui, os focos são a voz e o corpo, que têm a ver com a performance criada para prender a atenção do público. Se um apresentador fala de forma monótona, ou sem pausas, ou com muitas pausas, é difícil criar uma conexão com a plateia. Da mesma forma, a falta de contato visual e a postura corporal podem desviar a atenção do público durante a apresentação.
Por isso, existem exercícios específicos para desenvolver uma fala ritmada, com pausas coerentes e variações agradáveis da altura da voz. O corpo e o olhar podem acompanhar as expressões da fala, ajudando a criar climas e despertar emoções no público.
Para lidar com os fatores não-racionais da comunicação e das apresentações, é importante desenvolver o autoconhecimento e investir na inteligência emocional. Sensações de medo, nervosismo, euforia, surpresa e raiva podem se manifestar a qualquer momento. Para lidar com essas sensações, treine suas características enquanto apresentador. Esse autoestudo permite que o apresentador preserve a assertividade e segurança.
Outro ponto importante é lembrar, sempre, que as apresentações criativas podem ser construídas junto ao público. Se atente às reações e necessidades do público. Use as perguntas e dúvidas a seu favor, viabilizando uma apresentação mais personalizada e alinhada com os interesses da plateia.
Todo o conteúdo desse post foi baseado nos módulos do curso Comunique-se, desenvolvido pelos especialistas em comunicação da Escola SOAP. Para se aprofundar na comunicação de alta performance, conheça nossos treinamentos!