Acompanhar a performance de cada colaborador, especialmente considerando a nova realidade do trabalho remoto, é fundamental para aumentar a eficiência dos times e, por consequência, melhorar os resultados da empresa.
Acompanhar a performance de cada colaborador, especialmente considerando a nova realidade do trabalho remoto, é fundamental para aumentar a eficiência dos times e, por consequência, melhorar os resultados da empresa. Para isso, a melhor alternativa é investir em uma metodologia de avaliação de desempenho.
Porém, um dado preocupante é que, segundo o “Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021” da Zendesk, 40% dos gestores não têm as ferramentas analíticas certas para medir o sucesso das equipes remotas. Por outro lado, 70% das empresas estão procurando investir em novas maneiras de engajar os funcionários.
A boa notícia é que os ciclos de avaliação proporcionam aos colaboradores mais clareza sobre como cada um é responsável pelos resultados da instituição e, por consequência, aumentam o engajamento. A seguir explicaremos todos os detalhes a respeito do assunto, confira!
Avaliação de desempenho é a análise feita a respeito da performance individual dos colaboradores diante das responsabilidades propostas. Além disso, é nesse momento que é possível mensurar quanto cada um foi responsável pelo atingimento das metas do time e da empresa.
Para isso, existem diversas metodologias que permitem realizar uma avaliação com assertividade, mas, basicamente, é preciso ter como foco as seguintes circunstâncias:
Com esses pontos em mente, fica mais fácil definir uma organização para avaliar cada pessoa do time.
Existe uma espécie de “tabu” quando o assunto é realizar ciclos de avaliações e oferecer feedbacks, pois criou-se a ideia de que ele está atrelado a algo negativo.
Porém, esses momentos são oportunidades cruciais tanto para desenvolvimento quanto para estabelecimento de quais serão os próximos passos a seguir, de modo que o colaborador continue performando bem, e a empresa, por consequência, cresça.
Por isso, dentre os benefícios das avaliações e feedbacks, é possível citar:
Veja os detalhes sobre cada um desses pontos a seguir.
Cada um dos agentes, principalmente quando se trata de uma equipe de vendas ou atendimento, por exemplo, deve saber como o seu trabalho tem relevância para que a empresa atinja as metas propostas.
Com essa informação em mãos, os colaboradores encontrarão o propósito do trabalho que fazem e poderão performar melhor. Além disso, as avaliações e feedbacks são fundamentais para que mudanças de rota sejam feitas com mais assertividade.
Outro benefício dos feedbacks e das avaliações de desempenho é que as decisões passam a ser tomadas tendo como referência fatos e informações pertinentes, não apenas achismos ou percepções individuais.
Isso porque, durante essas análises sobre a performance individual de cada colaborador — para entender como todos são responsáveis pelo crescimento da empresa — é possível fazer melhorias considerando pontos que foram encontrados nesses momentos.
O aumento da eficiência do time e da empresa como um todo é uma consequência direta desses momentos de avaliação de performance, já que os funcionários saberão o que estão fazendo da maneira correta e devem continuar, assim como o que é preciso ser melhorado.
Assim, a performance e eficiência serão impulsionadas, e os colaboradores crescerão junto com a empresa.
Se você não sabe ao certo como avaliar vendedores e demais colaboradores, é preciso contar com algumas ferramentas e estratégias que ajudarão você a trilhar o caminho certo. Vamos mostrar alguns exemplos a seguir.
A avaliação 360 graus (também conhecida como feedback 360 graus) é uma avaliação de desempenho que tem como propósito que cada colaborador receba feedbacks de todos aqueles com quem ele trabalha: seus pares, seus subordinados, seus superiores e até dele mesmo, por exemplo.
Esse tipo de processo é feito por meio de um questionário para que comportamentos e competências que estão contribuindo para a evolução da empresa como um todo sejam sinalizados, assim como quais são os pontos que devem ser melhorados ou mitigados.
A avaliação 360 é amplamente adotada nas empresas, pois permite que os funcionários entendam melhor como seu trabalho individual contribui para diferentes frentes da empresa. Inclusive, é daí que vem o nome “360 graus”, pois é uma visão panorâmica sobre a atuação de cada um.
Além disso, com ela, o colaborador também passa a ter mais clareza sobre quais competências são esperadas dele e quais são os passos que ele deve seguir para que cresça na empresa. Por consequência, todos ficam bem alinhados aos objetivos da organização.
Importante: o resultado da avaliação 360 graus é confidencial, e o funcionário tem acesso apenas à avaliação final, ou seja, ele não sabe quem foi que escreveu cada uma das avaliações. Isso permite que o processo seja mais imparcial e evita os vieses de interpretação.
Com uma planilha de avaliação de desempenho, você conseguirá documentar todo o processo, para que cada um dos colaboradores possa entender como está performando e o que a empresa espera que seja melhorado.
Para tornar sua gestão mais eficaz, você pode baixar um modelo de avaliação de desempenho da Zendesk, uma planilha gratuita pronta para ser usada, que permite você fazer uma avaliação de desempenho geral, análise do desempenho por competências, mensuração do desempenho por produtividade e também a avaliação 360, citada anteriormente.
Além disso, se você busca uma planilha de avaliação de desempenho de vendedores, ela é uma alternativa que pode ajudar — inclusive, porque é possível ter acesso a gráficos segmentados para acompanhar os resultados de acordo com cada modelo de avaliação de desempenho utilizado.
Com esse recurso em mãos, você conseguirá traçar estratégias para que o seu time tenha um maior potencial de excelência e alcance melhores resultados — seja uma equipe de vendas, de atendimento ou qualquer outra área da empresa.
Ter uma ferramenta que possibilite monitorar de forma integrada os processos de diferentes áreas da empresa facilitará a obtenção dos dados necessários para a realização dos ciclos de avaliação e rodadas de feedback.
Dessa forma será possível ter uma visão mais holística sobre como as áreas contribuem entre si e quais são os pontos que precisam de atenção, para que todos os times trabalhem alinhados.
Além disso, uma ferramenta de gestão empresarial permite padronizar processos, monitorar os resultados de todos os colaboradores e seus respectivos projetos, acompanhar as métricas da empresa e analisar como cada um é responsável pelo crescimento do negócio, o que contempla todos os pontos citados ao longo deste artigo.
Quer saber mais? Veja também como avaliar o desempenho de equipe, especialmente dos funcionários que trabalham em home office.
Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.