Como aumentar o engajamento em grandes eventos? Especialista responde!

Descubra estratégias práticas e eficazes para tornar eventos corporativos mais interativos, dinâmicos e impactantes

Treinamento SOAP
31/03/2025
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O engajamento em grandes eventos não acontece por acaso. Ele depende de uma combinação de estratégias bem planejadas, que vão do conteúdo à personalização da experiência.  

Sem esses elementos, mesmo um evento com grandes nomes no palco e uma megaprodução pode se tornar monótono e pouco impactante. O público precisa se sentir parte da experiência, e isso exige mais do que simplesmente entregar informação. 

O segredo está aqui: a andragogia, ciência que estuda a aprendizagem em adultos, ensina que nós só aprendemos e nos conectamos, de fato, com algum conteúdo quando isso é relevante, interativo e aplicável às nossas experiências e desafios cotidianos. 

Então como garantir que as pessoas participem ativamente, prestem atenção e se envolvam com o conteúdo? Como aplicar esse conhecimento na construção do seu próximo evento, reunião, treinamento etc? 

Juliana Aranega, Diretora de Engajamento e Conteúdo da MCI Brasil, compartilhou insights sobre esse desafio. A seguir, exploramos seis estratégias essenciais para transformar eventos corporativos, convenções de vendas,reuniões institucionais ou qualquer outro momento decisivo em experiências verdadeiramente envolventes. 

6 estratégias para aumentar o engajamento em grandes eventos 

1. Conteúdo interativo e aplicável 

Segundo Juliana, construir conteúdos interativos e aplicáveis é um dos pilares para envolver os participantes. 

Para eventos como convenções de vendas, isso significa que as apresentações não devem ser meramente expositivas. Ao invés de longos monólogos, é mais eficaz inserir dinâmicas práticas, simulações e estudos de caso, por exemplo, que permitam aos participantes testar conceitos e técnicas em tempo real. “São pontos fundamentais para eventos de negócios”, reforça ela. 

Um exemplo de aplicação está em treinamentos internos: ao invés de uma palestra tradicional sobre técnicas de negociação, criar desafios em duplas ou grupos, em que cada equipe precisa aplicar uma abordagem específica e receber feedback imediato, aumenta consideravelmente a retenção do conhecimento e o engajamento no evento. 

Além disso, painéis interativos, para os quais a audiência pode enviar perguntas em tempo real e votar nos temas mais relevantes, garantem que o conteúdo esteja alinhado às expectativas do público. 

2. Tecnologia antes e depois do evento 

A tecnologia é uma ferramenta muito poderosa para criar experiências imersivas, mas seu uso deve ser estratégico. Juliana enfatiza: “eu sou a favor da tecnologia muito mais no pré e pós-evento do que durante, isso porque no durante é para se ter os olhos nos olhos, conversas importantes e uma experiência multissensorial.” 

Ou seja, durante o evento, o foco deve estar nas interações presenciais. No entanto, no pré-evento, recursos tecnológicos podem ser explorados para despertar o interesse e preparar os participantes. Aplicativos que disponibilizam um mapa interativo, agenda personalizada e networking entre participantes tornam a experiência mais fluida e organizada. 

Um exemplo aplicado é o uso de realidade aumentada nos convites. O participante recebe um QR Code e, ao escaneá-lo, visualiza uma prévia interativa do que será apresentado no evento. 

No pós-evento, a tecnologia ajudará a manter a conexão com os participantes. Materiais complementares, como gravações das palestras, podcasts com os melhores momentos e fóruns de discussão, ajudam a prolongar o impacto do evento e reforçar os aprendizados. 

3. Facilitação do networking 

Um dos maiores valores do engajamento em grandes eventos é a possibilidade de gerar conexões. Mas o networking não deve ser deixado ao acaso – ele precisa ser facilitado pelo organizador. “Mostrar para o público que as pessoas com quem ele busca networking estarão lá”, explica Juliana.  

Isso significa que a curadoria de participantes e a forma como as interações são estimuladas fazem toda a diferença. 

Em eventos corporativos, uma boa prática é criar momentos específicos para networking qualificado. Uma solução é a realização de encontros rápidos e direcionados, em que os participantes indicam previamente seus interesses e são conectados com pessoas que compartilham objetivos similares. 

Outra estratégia é o uso de ferramentas que permitem agendar reuniões dentro do próprio evento. Em eventos internos, como convenções de alinhamento estratégico, uma dinâmica pode ser a organização de mesas redondas temáticas, nas quais as equipes de diferentes áreas podem trocar ideias sobre desafios comuns e identificar sinergias. 

Mulher apresentando uma reunião para outras mulheres
Eventos que utilizam storytelling conseguem criar uma experiência mais envolvente e memorável

4. Storytelling 

Não podemos deixar de falar sobre aquilo que é um dos principais pilares da metodologia SOAP. O engajamento não depende apenas de conteúdo e tecnologia – a forma como a mensagem é estruturada também tem um impacto direto.  

Eventos que utilizam storytelling conseguem criar uma experiência mais envolvente e memorável. 

Juliana destaca que “uma boa história, além de mais interessante, ajuda a entender e reter a mensagem.” Construir um evento com uma narrativa bem amarrada significa pensar desde o conceito central até a forma como cada palestra e ativação se conectam a esse tema principal. 

Um exemplo prático disso pode ser visto em convenções de vendas. Imagine um evento cujo tema central seja “Superação e Inovação”. A abertura pode trazer um vídeo contando a história de um profissional da empresa que enfrentou desafios e conseguiu superar barreiras. Essa narrativa pode ser reforçada ao longo das palestras, conectando os conceitos apresentados ao tema principal. 

Além disso, momentos de storytelling podem ser incorporados às apresentações. Ao invés de simplesmente apresentar dados e tendências, os palestrantes podem compartilhar casos reais de desafios e soluções bem-sucedidas, criando identificação com o público. 

5. Personalização e segmentação da comunicação 

Um erro comum em eventos de grande porte é tratar todos os participantes da mesma forma. A personalização é um fator-chave para aumentar a conexão com o público. 

No entanto, Juliana alerta que “personalização não pode ser encarada como uma mensagem que começa com ‘Oi Fulano’ e segue padronizada a partir daí.” A verdadeira personalização exige dados de qualidade e um planejamento cuidadoso. 

Isso pode ser feito desde enquetes prévias para entender quais são os principais desafios enfrentados pelos participantes até a coleta de dados de clientes, no caso de eventos externos. Dessa forma, o conteúdo das palestras e/ou painéis pode ser adaptado para abordar esses temas de forma mais direcionada. 

Em grandes conferências, segmentar a comunicação por interesses e perfis de participantes garante que cada pessoa receba informações relevantes e sinta que o evento foi feito para ela. 

6. Apresentações bem estruturadas e visualmente atrativas 

Mesmo que o evento tenha um conceito bem definido e uma experiência interativa, apresentações fracas podem comprometer todo o engajamento. “As apresentações não são detalhes”, reforça a especialista. “São parte estruturante do conteúdo do evento. É importante garantir que elas sejam claras e contem boas histórias para entregar a mensagem necessária.” 

Isso significa que é fundamental garantir que os palestrantes utilizem slides impactantes e profissionais. 

Em vez de apresentações monótonas repletas de texto, usar imagens, gráficos dinâmicos e infográficos torna a informação mais clara e absorvível. 

Métricas para avaliar o engajamento e otimizar futuras edições 

Para garantir que as estratégias adotadas estão de fato gerando impacto, ou seja, que estão conseguindo aumentar o engajamento em grandes eventos, é importante ter métricas. 

“Os indicadores principais se relacionam quase sempre com a receita gerada”, conta Juliana. “Por exemplo: venda de tickets, venda de patrocínio, geração de leads e volume de negócios fechados.”  

No entanto, métricas como NPS (Net Promoter Score), social listening e retorno sobre engajamento (ROE) também fornecem insights importantes sobre a experiência dos participantes. 

Uma vez definidos quais serão os indicadores para o seu evento, utilize ferramentas para coletar essas informações. Por exemplo: 

  • Typeform ou Google Forms para coletar o NPS dos participantes, analisando o percentual de promotores e detratores 
  • Para social listening, plataformas como Brandwatch e Sprinklr ajudam a monitorar menções e sentimentos em redes sociais, fornecendo insights qualitativos sobre a percepção do público 
  • Já para calcular o ROE, compare o investimento em estratégias de engajamento com os resultados obtidos, como interações, tempo médio de participação e impacto nas vendas.  

Para eventos internos, indicadores como taxa de adesão às dinâmicas propostas e engajamento nas discussões pós-evento podem indicar o sucesso da iniciativa. Já em eventos comerciais, acompanhar quantos contatos geraram follow-ups e conversões é outra forma de avaliar o impacto real do evento nos negócios. 

Transforme engajamento em resultados com a consultoria da SOAP 

Aumentar o engajamento em grandes eventos exige mais do que uma boa produção. Estratégias bem definidas, interatividade e um conteúdo alinhado ao perfil do público são essenciais para garantir impacto real.  

No entanto, implementar essas práticas de forma eficaz pode ser um desafio. A SOAP é especialista em transformar eventos corporativos em experiências envolventes e pode te ajudar.  

Com metodologias testadas e foco na construção de narrativas, ajudamos empresas a desenvolver apresentações e conteúdos que capturam a atenção, promovem interação e geram resultados concretos.

Temos três soluções desenhadas para eventos corporativos, que vão desde o storytelling do evento até o preparo de palestrantes. Quer elevar o engajamento do seu próximo evento? Entre em contato com a SOAP e descubra como podemos potencializar sua comunicação.



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