Aprenda com o primeiro comercial da Apple a (NÃO) usar Missão, Visão e Valores em lançamento de produtos

Vira e mexe, postamos dicas sobre a presença dos polêmicos tópicos Missão, Visão e Valores nos slides corporativos.

Treinamento SOAP
12/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Vira e mexe, postamos dicas sobre a presença dos polêmicos tópicos Missão, Visão e Valores nos slides corporativos. Afinal, existe algum Mandamento das Apresentações Perfeitas que proíba o uso deles?

Realmente, não existe essa regra, mas existem bons exemplos que mostram que esses tópicos institucionais podem ser apresentados de maneira menos declaratória. Afinal, as pessoas têm que perceber os benefícios por trás de Missão, Visão e Valores, e não decorá-los em uma frase apresentada no slide.

Afinal, qual a Missão da Apple?

Em quantas apresentações do Steve Jobs você o viu citar uma frase que resumisse o Valor, Missão e Visão da Apple? Apresentador nato, Jobs nunca precisou explicar esses tópicos para o público entender o que era o revolucionário iPad, por exemplo.

Não declare, faça com que concluam

Saber usar Missão, Visão e Valores segue o mesmo raciocínio do uso de termos muito técnicos e específicos em uma apresentação. Quando apresentou o iPod, por exemplo, Jobs não falou em gigabytes, mas informou que cabiam mil músicas no aparelho eletrônico.

O primeiro comercial da Apple não foi o primeiro comercial da Apple

Sabe aquele famoso comercial da Apple 1984, em que a IBM é apresentada como vilã e é lançado o Macintosh? Ele não foi o primeiro da Apple. Antes dele, foi feito um em que a equipe de desenvolvimento aparece no vídeo falando do produto.

O comercial nunca foi lançado porque ele estava declaratório demais e exaltando muito a empresa, segundo contou o próprio Andy Hertzfeld, antigo membro da empresa. Ou seja, Visão, Missão e Valores nem sempre precisa ser apresentado da maneira convencional. Compare os dois comerciais e tire suas conclusões de qual era a melhor escolha!

O primeiro comercial do Macintosh

O comercial que foi lançado no mercado

Agora que você entendeu como (não) usar Missão, Visão e Valores com o primeiro comercial da Apple, continue por dentro do mundo das apresentações e comunicação com a SOAP. Siga nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e no YouTube.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Posts Relacionados

5 técnicas para usar em apresentações online

Apresentações
14/11/2024
leia agora

As 50 melhores séries de todos os tempos: o que elas têm em comum?

Apresentações
31/10/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França