Vira e mexe, postamos dicas sobre a presença dos polêmicos tópicos Missão, Visão e Valores nos slides corporativos.
Vira e mexe, postamos dicas sobre a presença dos polêmicos tópicos Missão, Visão e Valores nos slides corporativos. Afinal, existe algum Mandamento das Apresentações Perfeitas que proíba o uso deles?
Realmente, não existe essa regra, mas existem bons exemplos que mostram que esses tópicos institucionais podem ser apresentados de maneira menos declaratória. Afinal, as pessoas têm que perceber os benefícios por trás de Missão, Visão e Valores, e não decorá-los em uma frase apresentada no slide.
Em quantas apresentações do Steve Jobs você o viu citar uma frase que resumisse o Valor, Missão e Visão da Apple? Apresentador nato, Jobs nunca precisou explicar esses tópicos para o público entender o que era o revolucionário iPad, por exemplo.
Saber usar Missão, Visão e Valores segue o mesmo raciocínio do uso de termos muito técnicos e específicos em uma apresentação. Quando apresentou o iPod, por exemplo, Jobs não falou em gigabytes, mas informou que cabiam mil músicas no aparelho eletrônico.
Sabe aquele famoso comercial da Apple 1984, em que a IBM é apresentada como vilã e é lançado o Macintosh? Ele não foi o primeiro da Apple. Antes dele, foi feito um em que a equipe de desenvolvimento aparece no vídeo falando do produto.
O comercial nunca foi lançado porque ele estava declaratório demais e exaltando muito a empresa, segundo contou o próprio Andy Hertzfeld, antigo membro da empresa. Ou seja, Visão, Missão e Valores nem sempre precisa ser apresentado da maneira convencional. Compare os dois comerciais e tire suas conclusões de qual era a melhor escolha!
Agora que você entendeu como (não) usar Missão, Visão e Valores com o primeiro comercial da Apple, continue por dentro do mundo das apresentações e comunicação com a SOAP. Siga nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e no YouTube.