Pare para pensar: quantos e-mails você recebeu hoje? Quantas torpedos via SMS? Quantas mensagens via WhatsApp e de quantos grupos você participa? Mais do que isso: quantos posts você leu no Facebook, no LinkedIn, no Twitter? Além disso, quantas matérias ou notas você leu em portais, blogs, na intranet da sua empresa.
Pare para pensar: quantos e-mails você recebeu hoje? Quantas torpedos via SMS? Quantas mensagens via WhatsApp e de quantos grupos você participa? Mais do que isso: quantos posts você leu no Facebook, no LinkedIn, no Twitter? Além disso, quantas matérias ou notas você leu em portais, blogs, na intranet da sua empresa…
Quantas notícias leu, viu ou ouviu nos jornais, rádios, televisão? Isso sem contar os anúncios que chegaram para você em todas essas mídias, ferramentas… na pesquisa no Google! Ufa, é muita informação. Impossível mensurar.
Sim, a tecnologia trouxe muitos benefícios. Mas a exposição exagerada tem criado alguns problemas, como a chamada ansiedade da informação. Para se ter uma ideia da quantidade de informações que circula hoje em dia, mais de mil novos títulos de livros são editados por dia em todo o mundo.
Uma edição de domingo do jornal The New York Times, por exemplo, contém mais informação do que um cidadão do Século 17 recebia ao longo de toda a sua vida. As perguntas que ficam são: com esse excesso de informações diárias, quais delas têm chamado mais a sua atenção?
Quais você tem maior interesse? Com quais delas você se identifica mais? E, a pergunta que não quer calar: por que você se identifica mais com algumas informações, alguns conteúdos, do que outros? Sim, vivemos hoje a chamada guerra da atenção.
E, nesta guerra, vence quer conseguir contar a melhor História. Repetindo a pergunta: por que será que você gosta tanto daquele livro, ficou vidrado naquela propaganda, não pode perder um capítulo sequer daquela novela, vai à pré-estreia daquele filme tão famoso, comprou todas as temporadas daquele seriado e prometeu tirar o próximo final de semana para ficar enfurnado em frente à TV? Porque você se identifica com todas essas mídias, é claro. E são as Histórias que têm o poder de gerar esta identificação com diferentes audiências.
Assim, aprendemos aqui uma lição: em momentos de crise, na qual temos a oportunidade de apresentar o nosso projeto, ideia, produto ou serviço para uma determinada audiência, o que fazer para chamar e prender a atenção desta audiência e não correr o risco das pessoas estarem olhando para você mas pensando no relatório que precisam fazer, nos filhos que precisam buscar na escola, no churrasco programado para o final de semana? Contar uma História, é claro!
As apresentações corporativas também consistem em uma mídia. A mídia dos negócios. Assim, ao construir a sua próxima apresentação, busque transmitir as suas informações para sua audiência construindo uma História, um raciocínio estruturado com começo, meio e fim que possa aumentar a captação da atenção da audiência e, consequentemente, possa aumentar suas chances de sucesso naquele determinado negócio.
Importante aqui desmistificar o significado de História. As Histórias não são atribuídas somente aquelas que você conhece das novelas, seriados, da Disney, da Pixar… Para a SOAP, uma boa História consiste em uma narrativa sustentada por uma sequência de fatos, dados e informações estrategicamente conectados para despertar em uma determinada audiência um conjunto de emoções e conclusões. Portanto, tenha consciência que, para a sua audiência, a melhor apresentação é aquela que conta a melhor História.
O segundo post desta série, publicado no último dia 6 de abril e intitulado A SOAP CONFIA QUE VOCÊ POSSA FAZER UM ELEVATOR PITCH PARA VENDER SUA IDEIA, traz importantes dicas de como você pode estruturar o raciocínio da sua apresentação seguindo premissas de História.
Mas, para saber mais como estabelecer uma conexão emocional com sua audiência e como construir uma História através de uma estrutura de Roteiro em 3 atos, acompanhe nos próximos dias a publicação dos posts A SOAP CONFIA QUE VOCÊ POSSA ESTABELECER UMA CONEXÃO EMOCIONAL COM SUA AUDIÊNCIA e A SOAP CONFIA QUE VOCÊ POSSA APRESENTAR MUITO MAIS DO QUE O QUEM SOMOS, MISSÃO, VISÃO, VALORES… E não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios.
Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixadosaqui. Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.
#ASOAPCONFIAEMVOCE