Slides no Canva: crie apresentações incríveis sem ser designer!

Saiba que mesmo não sendo um designer gráfico você consegue criar slides no Canva com a qualidade dos profissionais.

Treinamento SOAP
10/08/2022
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Saiba que mesmo não sendo um designer gráfico você consegue criar slides no Canva com a qualidade dos profissionais. Essa ferramenta oferece excelentes resultados, seja qual for o motivo da sua audiência, como discurso de vendas, treinamentos, reuniões com investidores entre outros.

Criar uma apresentação no Canva é uma opção para fugir um pouco dos aplicativos considerados mais usuais. Fazendo isso, você conseguirá encantar os seus interlocutores, pois apresentará palestras com um toque pessoal e criativo.

Acompanhe este artigo porque aqui vamos falar de vários recursos que podem ser usados quando você for utilizar slides no Canva. Preparamos um passo a passo para você seguir e usar nas suas próximas apresentações profissionais.

Vamos lá!

O que é e como fazer apresentações no Canva?

O Canva é uma plataforma de designer que funciona online. Dessa maneira você não precisará baixar softwares e ocupar espaço no seu computador de mesa, laptop ou dispositivo móvel.

Esse software foi disponibilizado para o público em 2012, foi criado em Sydney, na Austrália e pertence à empresa Canva Pty Ltd. Essa ferramenta conquistou os profissionais do ramo de designer gráfico, sendo, atualmente, muito utilizada e indicada por esses especialistas.

Para uma pessoa fazer apresentações no Canva, sem a formação acadêmica ou a experiência dos designers profissionais, é só seguir um passo a passo básico. Saiba quais são essas etapas:

  • abrir o Canva;
  • buscar os templates;
  • selecionar os templates;
  • conferir os slides.

Observe como funcionam esses passos para criar slides no Canva.

Abra o Canva

Para abrir o Canva, basta acessar o site da empresa e criar uma conta de forma gratuita por meio do seu navegador de preferência. Existe um plano pago para quem pretende fazer trabalhos mais exclusivos, mas você não é obrigado a assiná-lo.

Busque os templates de apresentação de slides do Canva

Os templates de apresentação de slides do Canva são os temas que a ferramenta oferece para os profissionais criarem as suas diferentes palestras e conteúdos. Seja qual for a sua necessidade da sua audiência, certamente encontrará um material compatível.

Para buscar os templates do Canva para apresentação você deve clicar na opção apresentação. Pois, o software apresenta outras modalidades de design para outros trabalhos como Instagram, currículos, panfletos, etc.

Selecione o template

Assim que clicar em apresentação, selecione o template que mais tiver sentido com o conteúdo que pretende apresentar para o seu público. Os temas aparecem diretamente na tela.

Outra opção para encontrar o template adequado é a de digitar na caixa de diálogo, do aplicativo, o assunto referente a apresentação que irá produzir. Nessa digitação você pode escrever o que precisa na língua portuguesa ou na inglesa, por exemplo.

A partir desse passo, você já poderá iniciar a personalização do seu slide no Canva. Nesse momento começará a se sentir um verdadeiro designer. Pois, o aplicativo permite que faça inúmeras alterações nos modelos de apresentação Canva que aparecem pré-determinados.

No canto esquerdo do template estão as opções para você começar a fazer a sua criação. Saiba quais são:

  • templates;
  • elementos;
  • uploads;
  • texto;
  • mais.

Entenda melhor quem são essas opções nos slides do Canva.

Templates

A aba templates existente no mesmo ambiente do template que você selecionou, serve como opção para trocar o modelo que está em destaque. Sendo assim, se digitar outro assunto aparecerá outro conteúdo para substituição

Elementos

Os elementos são recursos variados de figuras como triângulos, círculos, tabelas entre outros. Ou opções como vídeos e imagens que podem ser inseridos para personalizar o template, que escolheu para trabalhar.

Uploads

Na aba elementos os recursos oferecidos são exclusivos dos slides no Canva. No entanto, caso você tenha uma biblioteca com acervo pessoal, basta fazer o upload da pasta no dispositivo em que o seu material está arquivado.

Texto

A barra de tarefa texto permite que você escreva no template. Nela existem algumas janelas para inserir título, subtítulo ou textos menores.

Mais

A aba de tarefa “mais” oferece mais um leque de personalização para apresentação no Canva. Ao clicar nesse recurso aparecem determinadas ferramentas. Confira quais são elas:

  • fotos: são recomendações que podem fazer ou não referência ao contexto do template escolhido;estilos: são paletas de cores para serem utilizadas como base de fundo das imagens;
  • áudio: quem pretende colocar faixas de músicas em slides no Canva pode aproveitar os áudios disponíveis;
  • vídeos: quem quer dar mais movimento na apresentação do Canva pode aproveitar esse recurso para atrair a atenção do público;
  • fundo: esse recurso disponibiliza opções de fundos, caso o criador do slide pretenda alterar o template;
  • gráficos: quem precisa apresentar dados numéricos pode aproveitar os principais modelos de gráficos como barra horizontal, vertical, pizza, funil, histograma entre outros.

Quando aparece o ícone de uma coroa ao lado dos recursos existentes nos templates, isso significa que eles devem ser pagos. Portanto, devem ser comprados caso você não tenha aderido à conta Canva Pro.

Conferir os slides

A criação de slides no Canva é um processo considerado simples e até mesmo intuitivo. Isso acontece pela qualidade e pelas facilidades que a ferramenta oferece. Porém, antes de partir para a sua apresentação, confira o slide.

Para isso, verifique se não há erros gramaticais e de grafia. Confira se os slides estão na sequência certa do desenvolvimento da palestra, teste os equipamentos de áudio e vídeo. Se possível faça um rápido ensaio antes da apresentação para não ocorrerem imprevistos.

Leve essa recomendação a sério, pois determinados erros podem deixar a impressão de que você não é um profissional zeloso com o seu trabalho. Checar os nossos trabalhos, não é sinal de incompetência, mas, sim, de interesse em oferecer serviços de qualidade e respeito com o seu público.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

O que é o Canva Pro?

O Canva Pro é a conta considerada premium dessa ferramenta de edição. Para ter acesso a essa opção o usuário deve aderir a um plano com pagamento mensal ou anual.

A conta Canva Pro oferta mais produtos que a modalidade grátis. Confira algumas das vantagens para o assinante deste produto:

  • armazenamento em nuvem de 100 GB;
  • 610 mil templates disponíveis para uso;
  • banco de imagens com mais de 100 milhões de recursos entre fotos, vídeos, áudios e elementos;
  • possibilidade de o assinante fazer upload de suas próprias fontes, além de disponibilizar um acervo de 3 mil unidades;
  • possibilidade de redimensionamento quantas vezes forem necessárias;
  • suporte técnico exclusivo e prioritário;
  • preço personalizado para equipes acima de 500 pessoas.

Como a escola SOAP pode ajudar na criação de slides no Canva?

A escola SOAP pode lhe ajudar na criação de slides por meio do curso Uau! Design. Nele há um modelo bônus sobre o uso do Canva para apresentações e até posts no Instagram. Portanto, essa é uma boa oportunidade para dar sequência na sua aprendizagem relativa a esse assunto.

A Escola SOAP é fruto da SOAP, que trabalha com apresentações e treinamentos corporativos há quase 20 anos. Os fundadores da empresa perceberam que a organização já desfrutava de  experiência o suficiente, para formar pessoas no segmento da comunicação.

Com isso, a Escola SOAP tem como uma de suas missões oferecer oportunidade de qualificação profissional para o público empresarial (B2B), e para a iniciativa individual (B2C). Portanto, essa é uma chance para quem busca aprimorar conhecimentos para elaborar discursos e apresentações de alto impacto.

Então, com as nossas informações e o passo a passo, acreditamos que tenha percebido que vale a pena criar slides no Canva para apresentações. Mas, caso ainda tenha dúvidas ou pretenda aprofundar nessa ferramenta, busque ajuda especializada.

Gostaríamos de lhe convidar para conhecer todos os cursos da Escola SOAP. E, para aprofundar no assunto do texto, aconselhamos que se matricule no curso, Uau! Design da SOAP.



Posts Relacionados

Conheça 10 funções do PowerPoint para criar apresentações profissionais

Apresentações
14/06/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França