O que é rapport? Conheça essa importante ferramenta de persuasão

O rapport é uma técnica poderosa para aperfeiçoar a comunicação e criar relações empáticas, fator imprescindível para transformar a percepção e aumentar a conexão entre grupos.

Treinamento SOAP
09/08/2021
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O rapport é uma técnica poderosa para aperfeiçoar a comunicação e criar relações empáticas, fator imprescindível para transformar a percepção e aumentar a conexão entre grupos.

Se você deseja estabelecer uma boa comunicação com a equipe e ampliar o potencial de conexão para alcançar os objetivos, precisa usar técnicas efetivas — o rapport pode ser a ferramenta de persuasão ideal para aumentar sua audiência de vendas.

Quando se trata de negócios, a técnica é um instrumento capaz de auxiliar a estabelecer empatia entre quem discursa e seu público. Por isso, é uma forma inteligente e intuitiva de gerar confiança e influenciar nas decisões, impulsionando melhores resultados.

O objetivo deste post é apresentar o conceito de rapport e mostrar como a ferramenta pode causar impacto já no primeiro contato. Continue lendo e veja a importância de utilizar um método adequado para transmitir uma mensagem clara e eloquente em seus discursos!

O que é o rapport?

O rapport é uma expressão francesa que significa criar uma relação ou relacionamento harmonioso e próximo entre pessoas. O termo foi adotado por psicólogos americanos, para estreitar a relação entre pacientes e terapeutas, no entanto, tem grande eficácia no meio corporativo.

Em outras palavras, trata-se de uma técnica para criar um relacionamento empático e de confiança entre pessoas, favorecendo interações produtivas. Portanto, é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar da outra para respeitar suas ideias e opiniões.

Diante disso, o rapport no meio corporativo é um conjunto de técnicas que tem como meta a conexão com uma equipe no intuito de gerar motivação, credibilidade, além de fortalecimento dos laços pessoais e profissionais.

É um dos métodos mais eficientes na criação de discursos envolventes que sejam capazes de despertar a atenção. Assim, à medida que se desenvolve, entre palavras e comportamentos, o rapport desencadeia uma identificação natural que estimula o senso de pertencimento e promove maior engajamento.

Como o rapport funciona?

As comunicações interpessoais que utilizam técnicas de rapport são constituídas por padrões comportamentais de persuasão. Com isso, o resultado é a receptividade entre as partes, construindo relacionamentos sólidos e mais propícios ao consenso.

Sendo assim, o rapport é composto por princípios considerados peças-chave para obter resultados com a prática da técnica persuasiva. Entre os princípios estão:

  • contato visual;
  • expressão corporal;
  • postura durante a apresentação;
  • tom de voz;
  • andamento — comunicação harmônica;
  • comunicação não verbal;
  • comunicação verbal.

Em síntese, as técnicas de rapport envolvem a busca por conexões, aperfeiçoando o próprio comportamento em um discurso.

Portanto, quando um indivíduo utiliza o rapport, ele toca nos 5 sentidos da PNL — Programação Neurolinguística e como os indivíduos se comportam diante de fatos:

  • swish — é uma estratégia para mudar uma emoção ou pensamento indesejado;
  • metáfora — utilização de figuras de linguagem para fazer comparações, facilitando o entendimento de uma situação;
  • ressignificação — é uma mudança de paradigma e a pessoa começa a enxergar a situação de outra forma;
  • autossugestão — técnica para mudar o comportamento, planejando e anotando os caminhos para alcançar uma meta;
  • ponte ao futuro — uma técnica para levar a pessoa mentalmente até o objetivo almejado.

Qual a importância dessa técnica?

Quando uma pessoa ou equipe percebe que o gestor se comunica bem e demonstra interesse pelo que pensa ou sente, diversas oportunidades podem surgir desse contato.

É o início de uma relação pautada na confiança e respeito mútuos, de troca saudável e duradoura. Assim, desenvolver um relacionamento que favoreça os direcionamentos e conduza a equipe a agir como a empresa espera é uma resposta tangível das aplicações dessa técnica, o que valida sua importância.

O rapport é uma estratégia para fazer a equipe se sentir mais segura e à vontade diante da força de um determinado discurso. Portanto, é uma técnica para eliminar as barreiras que impedem a comunicação dinâmica e produtiva, que pode gerar resultados surpreendentes.

Com essa técnica, você tem oportunidade de engajar a equipe para alcançar o máximo do potencial, sem criar situações constrangedoras. Sobretudo, aumentando a performance do time na busca pelos resultados, seja a curto, médio ou longo prazo.

Além disso, contar com o rapport é importante para aumentar o nível de excelência de uma organização e promover maior competitividade. Com melhor clima organizacional e motivação, os gestores podem elevar a lucratividade e conduzir o negócio em uma trajetória de sucesso.

O poder de um discurso influencia decisões e fortalece os laços entre pessoas, empresas, parceiros e todos os envolvidos em um mesmo contexto. Quanto mais bem empregada, maior a proximidade e as chances de obter êxito.

Como utilizar o rapport nos discursos?

Para ter eficiência na utilização do rapport, estudar e dominar a técnica é imprescindível. Independentemente do contexto, as técnicas do rapport são essenciais para a construção de relacionamentos pautados na confiança, empatia e participação.

Por isso, o primeiro passo para aperfeiçoar seus discursos e ter maior poder de persuasão é entender de forma clara e prática suas aplicações no dia a dia ou em um grande evento! Veja como utilizar o rapport com eficiência nos discursos!

Crie conexão com o público ou equipe

Para iniciar bem uma apresentação, é importante criar uma conexão com a equipe, seja em assuntos relacionados com a pauta ou não. Para tanto, avalie o comportamento e perfil do público com antecedência e saiba quais assuntos podem ser usados para se conectar.

Utilize técnicas de espelhamento

Uma das técnicas mais comuns e tradicionais do rapport, o espelhamento consiste em copiar o comportamento da pessoa, tanto em gestos, tom de voz, humor e outras características. Dessa forma, é possível desenvolver uma empatia natural e facilitar a comunicação.

Mantenha a postura

A linguagem corporal também tem uma influência significativa na comunicação, sendo decisiva na criação de influência. Portanto, mantenha uma postura firme, use gestos e um tom de voz agradável, para despertar a atenção da equipe.

Ao demonstrar para a equipe que existe interesse no que ela diz, de forma natural, ela se sentirá mais confortável para interagir e se comunicar. É um dos princípios mais importantes da técnica rapport, pois proporciona oportunidades ideais para estabelecer o relacionamento.

Faça perguntas

Se interessar em saber sobre a equipe ou público com perguntas diretas, também é uma maneira eficiente para demonstrar empatia. Além disso, torna a apresentação ou discurso mais participativo e estimula as pessoas a se engajarem nos assuntos abordados.

Tenha bom humor

O bom humor abre portas para qualquer tipo de relacionamento interpessoal, seja em questões profissionais ou pessoais. Por isso, sempre que for conduzir um discurso mantenha o bom humor, de maneira agradável e sem excessos, pois podem ser prejudiciais e tirar o foco das questões principais.

Gere valor no discurso

Todo gestor deve acreditar no próprio potencial de persuasão e gerar valor para que a equipe perceba, se contagie e se comprometa com suas propostas, aumentando o engajamento e motivação. Assim, cada palavra será absorvida como algo único, partilhando entre pessoas olhando na mesma direção.

Com o rapport você pode transformar suas falas em pequenos ou grandes discursos, criando razões concretas – por meios das palavras, gestos e comportamento — para as pessoas acreditarem sem objeções ou questionamentos.

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