Como a SOAP ajudou a celebrar um casamento

Fazer uma apresentação não se resume a um palco, uma mesa de reunião e uma sequência de slides.

Treinamento SOAP
27/06/2019
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Fazer uma apresentação não se resume a um palco, uma mesa de reunião e uma sequência de slides.

Todo momento decisivo, em que é preciso falar algo importante, é uma apresentação e como tal exige uma preparação.

Que o diga Raphael Moreira, de Belo Horizonte, consultor empresarial.

Ele costuma fazer muitas apresentações, mas sempre dentro do ambiente corporativo. Com tanta experiência, ele nunca havia pensado em fazer um curso nessa área até que, no ano passado, recebeu um convite especial para celebrar a cerimônia de casamento de seu irmão.

“Quando me convidaram, eu quis me preparar da melhor forma para esse momento tão importante da vida do Matheus e da Gabriela”.

Além de pensar no discurso, Raphael entendeu que poderia aprimorar a performance diante dos holofotes. Foi quando decidiu fazer os cursos SOAP Confiança e SOAP Apresentador. Uma semana antes do casamento, o consultor viajou de Belo Horizonte para São Paulo especialmente para o treinamento.

O esforço, garante ele, valeu a pena.

As técnicas de respiração e as dicas para manter o pensamento positivo me ajudaram a ficar mais tranquilo”, diz.

Raphael conseguiu colocar em prática boa parte das lições sobre ensaio que recebeu: chegou antes ao local da cerimônia e fez um teste falando com o microfone ligado para ouvir a própria voz e estar mais acostumado com ela no momento na celebração. A técnica de estudar o discurso em vez de decorar as falas também foi seguida à risca. “Fazer um bom roteiro para ganhar a audiência logo no começo, não decorar e evitar ler foi fundamental para dar certo”.

Ele conta ter levado alguns minutos para se sentir à vontade, mas logo conseguiu se tranquilizar e cumprir a missão. Exigente com a performance, acredita ter conseguido manter um bom contato visual com os noivos e os convidados e uma boa postura, mas poderia ter explorado mais a linguagem não verbal e os recursos de pausa enquanto falava. “Como foi a primeira apresentação após o curso, acabei não colocando em prática todos os ensinamentos, mas só de estar consciente da possibilidade de melhorar nesses pontos, sei que aprendi bastante.” Autocríticas à parte, a participação de Raphael teve aprovação total dos noivos e dos convidados. “Algumas pessoas brincaram, dizendo que já posso mudar de profissão e me tornar celebrante”.

Nós da SOAP acreditamos que a comunicação vai muito além do ambiente profissional.

Ela permeia a nossa vida do momento em que nascemos até morrermos. Ao aprimorarmos o jeito de nos comunicar, nos tornamos mais empáticos, ficamos mais dispostos a ouvir o outro, aumentamos o nível de consciência e, nos melhores casos, a autoconfiança.

Trabalhar essa habilidade é transformador e, quando conhecemos histórias como esta, vemos que nossa missão está sendo cumprida.

A você, Raphael, nosso muito obrigado pela confiança.

Continue contando com a SOAP para se preparar para os próximos momentos decisivos 😉

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: falar em público

Posts Relacionados

Case GSK: lidando com sucesso em vários desafios

Cases de sucesso
08/07/2022
leia agora

Case de Sucesso: confira como SOAP e Libbs alcançaram experiências memoráveis em uma convenção de vendas!

Cases de sucesso
10/11/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França