64 bancos de imagens gratuitos para turbinar a sua apresentação corporativa

A foto acima foi baixada de um dos bancos abaixo.

Treinamento SOAP
25/09/2019
10 min. de leitura
Reading Time: 10 minutes

A foto acima foi baixada de um dos bancos abaixo.

Engana-se quem pensa que imagens só servem para deixar slides mais bonitos. Em uma apresentação corporativa, o design e as imagens podem, sim, impactar o público visualmente quando são criativas e bem trabalhadas, mas um design bem-feito deixa sua comunicação mais estratégica, por facilitar a compreensão e absorção da mensagem pela audiência. Mas onde achar a imagem ideal? Uma boa opção é usar um banco de imagens gratuito!

Se você sente dificuldade em encontrar imagens para suas apresentações, com qualidade e sem restrição de uso, confira a lista que separamos com bancos de imagens gratuitos em boa resolução. Acompanhe!

1.  Adobe Stock

O Adobe Stock agora tem sua versão free. A empresa disponibilizou seus vetores, fotos e vídeos isentos de royalties.

Mesmo que seu projeto seja comercial, não precisa se preocupar com a possibilidade de ações judiciais. Os produtos free têm a mesma proteção e padrão de licenciamento dos contratos por assinatura paga.

2. Albumarium

O Albumarium é um banco de imagem gratuito, dividido entre os arquivos recentes e mais populares. Com um vasto acervo, a plataforma oferece imagens com fotos em preto e branco, no formato retrô e em diversos temas, como vida urbana, pessoas e frutas. É só pesquisar e baixar o que melhor se encaixa à sua apresentação.

3. BarnImages

Criado por dois amigos fotógrafos que queriam redefinir as fotos tradicionais, o Barn apresenta um banco de imagens diversas e gratuitas. Com conteúdo atual, moderno e atualizado semanalmente, que não costumamos encontrar em outros lugares. Além disso, ele é totalmente mantido por doações. 

4. BigFoto

Esse banco de imagem gratuito não tem royalties, pois separa seus arquivos em seis grandes grupos. Dentro deles há subgrupos que ajudam a encontrar fotos específicas na sua pesquisa, como natureza. Além disso, todos os grandes temas têm uma descrição para guiar os seus interesses.

5. Bucketlistly

Esse é mais um banco de imagens gratuito criado por um fotógrafo que quer registrar suas viagens pelo mundo. Não é necessário fazer nenhum cadastro para baixar as fotos. Mas, se gostar do conteúdo, você pode deixar seu e-mail e ser avisado sempre que uma imagem nova for adicionada. 

6. Burst

O Burst tem mil imagens sem direitos autorais. Elas podem ser baixadas individualmente ou por pastas. Não é necessário se cadastrar e nem dar crédito ao fotógrafo na sua apresentação. Se quiser poderá filtrar, editar e usar as fotos nas suas campanhas comerciais de marketing off-line como outdoors, catálogos e folhetos.

7. CC Search

O CC Search atua como um motor de busca para encontrar fotos gratuitas, de domínio público e sem restrição de uso. Essa plataforma é apoiada pelo Creative Common, organização sem fins lucrativos que padroniza as imagens e protege os direitos autorais.

8. Creative 103

Focado no design, esse banco de imagem gratuito apresenta 2,5 mil imagens para você enriquecer a parte visual do seu trabalho. O conteúdo vai desde fotografias urbanas a imagens abstratas e criativas.

9. Cupcake

É um banco de imagem gratuito, criado pelo fotógrafo Jonas Nilsson Lee, em que é disponibilizado todo seu trabalho para download. Você pode copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo que com fins comerciais. O seu forte são as paisagens.

10. Death to the stock photo

O formato desse banco de imagem difere dos demais: ao se cadastrar no site, todos os meses é enviado ao seu e-mail um pacote com 20 fotos surpresas — você nunca sabe o que virá. Tudo gratuitamente para você usá-las como quiser. Se precisar de um material ainda maior, a linha premium está disponível no site e varia de US$ 12 a US$ 399.

11. Everystockphoto

O Everystock é um banco de imagem que serve como uma grande plataforma de busca. Se você quer fazer uma pesquisa ampla e rápida, esse é o melhor lugar. Porém, como apresenta imagens de diversos bancos, algumas podem não ser gratuitas. Fique atento!

12. FancyCrave

“Nossas fotos são únicas, artísticas e cheias de emoção. Isso quer dizer que, ao usá-las, seu conteúdo vai se destacar na multidão. Nós garantimos isso.” Essa é a proposta da plataforma do banco de imagens gratuitas FrancyCrave, em que são disponibilizadas milhares de fotos de conteúdo diversificado.

13. Flaticon

É um dos maiores bancos de ícones gratuitos. A plataforma é da mesma rede da Freepik e disponibiliza mais de 1 milhão de ícones vetoriais. Para uso comercial, o autor deve ser creditado.

14. Flickr

O Flickr começou como uma rede social, hoje já é uma das maiores plataformas de fotógrafos do mundo e pode ser um grande banco de imagem para você. O site disponibiliza parte de seu conteúdo diverso gratuitamente. Antes de baixar, é só ficar de olho na licença de uso de cada imagem. Aproveite!

15. Foodies Feed

Se você precisa de boas fotos de alimentos para sua apresentação, encontrou o lugar certo! A Foodies Feed é um banco de imagem gratuito com mais de 900 opções nessa temática e com qualidade profissional.

16. Foter

Nesse banco de imagem gratuito há 335 milhões de fotos. Aqui é possível navegar por categorias ou ideias considerando o tipo de material. Por exemplo, se você deseja imagens de uma sala de estar e jogar essa ideia no site, eles te oferecem mostram cadeiras, mobília e almofadas. Não é necessário cadastro.

17. Free digital photos

As imagens do Free digital photo também podem ser utilizadas para publicidade, jornais, revistas, e-books, livros, obras musicais, aplicativos e muito mais. É necessário apenas um breve cadastro, sendo possível encontrar de tudo. No entanto, os mais populares são fotos de empresas e pessoas.

18. Free Images

O banco de imagem gratuito, como seu nome sugere, oferece as imagens por categorias como pessoas, arquitetura, esportes e alimentos. Elas podem ser usadas tanto para fins artísticos quanto comerciais. Para acessar e baixar as mais de 350 mil fotos, basta fazer um cadastro no site. Muito prático!

19. Freepik

Apesar de ter um conteúdo premium, Freepik é um dos maiores bancos de recursos gráficos gratuitos. Além de imagens, é possível baixar ícones e vetores em alta qualidade para suas produções visuais.

20. Freerangestock

O material do Freerangestock é licenciado para uso comercial. Além de baixar imagens, você pode contribuir com conteúdos. É necessário realizar um cadastro rápido e gratuito.

21. Getrefe

Com imagens mais naturais e de alta resolução, o site permite buscas por palavras-chave, packs ou temas. Nem todo material é gratuito, mas há grande acervo para você ilustrar sua apresentação sem custo, apenas com um breve cadastro.

22. Gratisography

Com atualização semanal, esse banco de imagens gratuito tem milhares de imagens criativas para diversas finalidades. O conteúdo disponibilizado é livre de direitos autorais e não é necessário login para baixar.

23. HubSpot

Esse pacote de imagens gratuitas é específico para datas comemorativas. Seu acervo conta com 250 fotos de Halloween, Natal, Ano Novo, Ação de Graças e outras comemorações. 

24. Image Base

Aqui é só selecionar e baixar. Esse banco de imagem gratuito é livre de qualquer restrição, você pode usar as imagens como quiser, seja para uso pessoal ou comercial. Se precisar, pode editar e criar filtros. Apenas exigem que os produtos da plataforma não sejam usados em trabalhos com propostas ilícitas.

25. Insect Images

Com foco em insetos, o Insect Images é gratuito e ideal para  profissionais que abordam essa temática. Apesar de ser um tema específico, nunca se sabe se, algum dia, você terá de falar sobre abelhas em uma apresentação (em alguma metáfora ou no sentido literal).

26. Isorepublic

Muito fácil e prático, o Isorepublic é um banco gratuito que disponibiliza imagens e vídeos em alta definição para você usar como desejar. Profissionais podem apresentar suas fotografias, que passaram por uma criteriosa seleção antes de serem inseridas no site. 

27. Jay Mantri

O fotógrafo Jay Mantri abre seu acervo na plataforma que leva seu nome. São disponibilizadas imagens fortes e marcantes para você usar como desejar. Que tal dar uma conferida?

28. Kaboom Pics

“Vamos encontrar a foto perfeita para você.” Essa é a promessa estampada na tela desse banco de imagem gratuito (e ela é cumprida). A busca pode ser feita até pela orientação (horizontal e vertical) da imagem e é possível alterar o tamanho do arquivo conforme sua necessidade.

29. Libreshot

Esse banco de imagens gratuito foi pensado (e ainda é atualizado) pelo consultor de marketing e fotógrafo Martin Vorel. Apaixonado por fotografia, ele concede acesso a suas imagens para uso comercial e pessoal, sem necessidade de atribuição. Basta escolher e baixar.

30. Life of Pix

No Life of Pix, você encontra fotos em alta resolução e sem restrições de direitos de uso. São adicionadas novas fotografias semanalmente, conforme o “fotógrafo da semana”, escolhido pela equipe do site entre todos os colaboradores do banco de imagem.

31. Magdeleine

A Magdeleine dispõe e apresenta seu conteúdo de forma simples. Com apenas um clique, você consegue separar as fotos de uso livre das que precisam de direitos autorais protegidos. Os conteúdos são atualizados diariamente. Vale conferir!

32. MMT

Fundado há 5 anos, o banco de imagem gratuito oferece conteúdos de diversas categorias, incluindo natureza, cidade, espaços de trabalho e macrofotografia (foto-detalhe). As fotografias podem ser baixadas, usadas e distribuídas gratuitamente para fins pessoais e comerciais.

33. Morguefile

Esse site não solicita cadastro e oferece imagens de variados temas e todas em ótima qualidade. Para encontrá-las, basta preencher o campo de busca.

34. Moveast

Essa plataforma é o blog do fotógrafo português João Pacheco. Ele mostra suas viagens pelo mundo em 150 imagens de alta resolução, que você pode baixar e usar como quiser.

35. Nappy

O Nappy traz o conceito de representatividade, com imagens de pessoas negras. O melhor de tudo: as imagens são livres de direitos autorais de modo a facilitar o uso, e não solicitam login para baixar.  

36. Negative Space

Esse banco de imagens gratuito foi criado de modo a ceder espaço a fotógrafos mostrarem seus trabalhos. Hoje, oferece grande acervo de fotos para você baixar e usar como quiser.

37. Openphoto

Com navegação fácil, o Openphoto é livre de direitos autorais e adota o licenciamento Creative Commons, porém é preciso informar o autor sobre o uso da imagem. 

38. Pexels

O Pexels é um dos bancos de imagens gratuitos mais populares da atualidade. Todas as imagens têm alta qualidade e são manipuláveis. Não é necessário cadastro para download.

39. Picjumbo

Esse banco de imagens disponibiliza download de fotos, fundos e imagens gratuitas de alta resolução para uso pessoal e comercial sem necessidade de login. O conteúdo é vasto e variado.

40. Pickup Image

Aqui, você encontra material de cidades e natureza, animais fofos e pontos turísticos estão presentes no acervo. Todas as fotos são de alta qualidade e você pode editar antes de baixá-las. Use a criatividade!

41. Picography

Com o site dividido por tags, o Picography é um banco de imagem gratuito com milhares de fotos em alta resolução, totalmente gratuitas e livres de direitos autorais. É só escolher e usar.

42. Pikwizard

Com mais de 1 milhão de fotos e vídeos, o conteúdo desse banco de imagem é organizado pela ordem das imagens mais populares. Todas são gratuitas e seguras para uso comercial.

43. Pixabay

Com mais de 1 milhão de imagens, fotos, vetores e vídeos em alta qualidade, o campo de busca permite pesquisa por cor, categoria ou tamanho. Para fazer download, não é preciso se cadastrar.

44. Public Domain Pictures

O site tem um diferencial na hora do download. Todas as imagens com resolução 1920×1280 são gratuitas. Se você precisar de outros tamanhos, a versão premium é ideal, e o preço varia entre US$ 0,5 e US$0,10.

45. RawPixel

O Raw Pixel tem versão free e premium. Além disso, essa plataforma conta com categoria de fotos e imagens vintages, designadas como domínio público. Para ter acesso aos seus produtos grátis ou pagos basta realizar cadastro gratuitamente.

Ao optar por pagar o Raw Pixel, você colabora com crianças em situação de pobreza extrema do programa Hope for Children. Isso acontece porque 10% da receita vai para elas. Existe a conta mensal ou anual, essa última oferece 40% de desconto.

46. Realistics Shot

“Apenas faça algo criativo.” Esse é o pedido do fundador do banco de imagem gratuito Realistics Shot. As imagens são gratuitas, mas a exigência é que elas sejam bem usadas. Ele é atualizado semanalmente com fotos realistas para fins pessoais e comerciais.

47. Reshot

No Reshot você pode baixar suas imagens gratuitamente e usá-las de maneira particular ou comercial. Nesse banco de imagens estão disponibilizados ícones, ilustrações e fotos. Os seus produtos podem ser baixados nos formatos SVG e PNG.

A licença comercial permite o uso em redes sociais, projetos editoriais, educacionais, comerciais, além de anúncios de marketing online. Não precisa fazer atribuição nas imagens, mas se puder creditar ajuda no crescimento da plataforma.

48. RGBSTOCK

Além de imagens em alta qualidade, também é possível baixar gráficos para ilustrações. Se você tem material próprio, o site permite a criação da sua própria galeria e divulgação do seu trabalho.

49. Skitter Photo

O Skitter é um banco de imagem gratuito que une fotógrafos, que querem compartilhar seus trabalhos, a pessoas que precisam de imagens para suas produções. A fim de garantir qualidade, o fotógrafo Peter Heeling faz a curadoria das melhores fotos na plataforma antes de disponibilizá-las para download gratuito.

50. SplitShire

O SplitShire é um banco de imagem gratuito que concede acesso a exatas 1.045 fotos variadas para uso comercial. A proposta do fundador também é disponibilizar trabalhos artísticos para serem usados com criatividade.

51. Startup Stock Photos

Os criadores começaram despretensiosamente, com um outlet de imagens, e logo se tornaram um banco de imagens gratuito. O site é organizado em formato de blog e todas as ideias são livres de direitos autorais.

52. StockSnap.io

Esse banco tem como diferencial a exibição de quantos usuários viram, favoritaram e baixaram cada imagem. Desse jeito, você foge dos clichês e evita imagens que já foram muito usadas.

53. Stock up Builder Report

Tem mais de 25 mil fotos para você usar em suas produções. A busca pode ser feita por cores ou temas, e o download não exige login. Um diferencial do Stock up é que ele agrega material de vários sites de fotografia, fazendo link direto ao endereço deles.

Portanto, essa nossa dica é uma espécie de estoque de imagens. O importante é que para evitar processo de apropriações indevidas, o link direto só é feito com autorização explícita dos sites. Atualmente, são 31 plataformas, sendo que, várias delas estão relacionadas neste nosso artigo.

54. Stockvault

O Stockvault atualiza seu banco de imagens diariamente e disponibiliza fotos, ilustrações e texturas gratuitas. Conteúdo diversificado, inclusive temas abstratos.

55. The Pattern Library

Aqui a ideia é diferente das já apresentadas. Dois amigos criaram esse banco de imagem gratuito com padrões e estampas pensados por grandes designers. O download é rápido e não precisa de login.

56. The Stocks

Essa plataforma é mais uma daquelas que reúnem conteúdos de diversos sites em um só, por isso fique atento aos direitos de uso de cada imagem. Além de fotos, disponibilizam vídeos e até fontes para serem baixadas gratuitamente.

57.Travel Coffee Book

Criado para ser um diário de viagem, o site virou um banco de imagens gratuitas de vários lugares do mundo. Livre de qualquer direito autoral, você pode usá-las para todos os fins.

58. Unsplash

Outra opção de plataforma com milhares de imagens gratuitas para baixar de forma rápida e prática. Não é necessário download e o campo de busca apresenta grande diversidade. Sua pesquisa pode ser efetuada por tema, emoção, tendências e muitas outras formas.

59. Unprofound

O diferencial do Unprofound é a possibilidade de busca por cores. Se sua apresentação é mais específica e pede design com cores específicas, esse é o melhor banco.

60. Vecteezy

Banco de imagens gratuito que oferta gráficos e vetores, além das imagens em alta qualidade. Tem um editor próprio, que permite editar antes de baixar o material.

61. Vintage

Como o próprio nome já diz, o Vintage traz acervo de fotos no estilo retrô. A maioria dos arquivos é de domínio público. 

62. Wellcome Collection

O Wellcome Collection traz a proposta de imagens históricas de variadas épocas. As fotos apresentam diversidade cultural e os temas passam de rituais mágicos até as ciências atuais. 

63. Wikimedia Commons

Esse banco de imagens gratuito funciona como uma Wikipédia, entretanto é composto por fotos. Nele você encontra imagens de diferentes temas e descrições sobre cada uma delas.

64. Young, Gifted and Black — YGB

Assim como o banco de imagens brasileiro Tem que Ter, o Young, Gifted and Black ou simplesmente, YGB, quebra o preconceito racial. Sendo assim, trabalha com fotos de mulheres negras de todas as idades, corpos e vestimentas. Esse nome vem da música To be Young, gifeted and black composta por Nina Simone e Weldon Irvine.

A iniciativa do YGB (jovem, talentosos e negros) é mais uma maneira de diversificar suas apresentações. Assim, conseguirá atingir e atrair diferentes públicos. As fotos no tamanho pequeno são grátis, já as dimensões médio, grande e original têm preços diferenciados.

Agora que já tem muitos bancos de imagens gratuitos de referência para conseguir as imagens perfeitas da sua apresentação, que tal saber a melhor forma de usá-las?  Conheça nossos treinamentos SOAP Visual — A estratégia por trás da comunicação visual e SOAP Slides — Design de PowerPoint na prática e saiba como aproveitar o material disponível no estado da arte.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, era da experiência, experiência

Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França