ATD 2019 | Seth Godin: já passou da hora de fazermos diferente

Com um discurso embasado e focado em como liderar na nova economia, Seth Godin, autor de 19 livros, entre eles Tribos - Nós Precisamos que Você nos Lidere, arrancou risadas e trouxe perspectivas para os líderes do futuro, que, segundo ele, somos todos nós (o/), na ATD 2019.

Treinamento SOAP
24/05/2019
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Com um discurso embasado e focado em como liderar na nova economia, Seth Godin, autor de 19 livros, entre eles Tribos – Nós Precisamos que Você nos Lidere, arrancou risadas e trouxe perspectivas para os líderes do futuro, que, segundo ele, somos todos nós (\o/), na ATD 2019.

O palestrante defendeu uma mudança de comportamento da sociedade. De acordo com ele, o interesse em manter um padrão de comportamento faz parte de um sistema industrial antigo que cada vez menos faz sentido na atualidade.

Estar sempre entre a “maioria” nos faz bons empregados, pois nos torna facilmente substituíveis. “O que na verdade é um currículo?”, pergunta ele. “É uma prova de que você tem não só as habilidades necessárias para cumprir o trabalho, mas também se encaixar aos padrões estabelecidos para aquela vaga”.

Durante anos, para que essas convenções se solidificassem, a relação entre chefe e empregado tinha também de ser simples e direta por meio da autoridade, do comando. Com o advento da internet e a erupção de diferentes vozes, as diferenças se afloraram e encontraram grupos dos quais podem fazer parte, sem estar mais refém do padrão.

Mas como liderar em meio a tantas mudanças? A resposta de Seth Godin é simples: “Liderando”. Diferente de comandar, liderar não depende de autoridade, nem de cargo, basta o anseio de provocar mudança, fazer diferente.

Comandar é usar a autoridade para dizer aos outros o que fazer, não funciona sem a autoridade. Já liderar é “eu não tenho certeza de como chegar lá, mas quem quer vir comigo?”, não tem a ver com seu cargo, mas com suas escolhas de ir para lá ou para cá e perguntar “quem quer vir comigo?”.

Para exemplificar, ele conta a história de seu amigo que evitou o sacrifício de milhares de cachorros e gatos recolhidos pelo governo:

Nathan era um advogado que trabalhava na Associação de Prevenção à Crueldade Animal (ASPCA) da Califórnia. Inconformado com as políticas de sacrifícios nos Estados Unidos, pediu sozinho ao conselho para que as regras fossem alteradas.

Mas sem poder e sem autoridade, não conseguiu nada. Sendo assim, ele decidiu apelar à população de São Francisco, mas não toda, apenas a pessoas “esquisitas”, que assim como ele se importavam com os direitos dos animais.

Com elas, em menos de cem dias conseguiu dinheiro e voluntários suficientes para que São Francisco fosse a primeira cidade americana a não matar animais domésticos saudáveis.

Liderar exige uma missão e a reunião de pessoas que queiram provocar uma mudança. O que deve fazer parte do dia a dia é mudar a forma com que as pessoas veem e sentem.

Porém, “não chame para seu lado o maior número de pessoas, mas sim, aquelas que realmente se interessem pela mudança e pela busca que está oferecendo.” — frisa Seth Godin.

A nova economia é baseada nas conexões, na força que cresce a partir de um líder empenhado e no engajamento com os próprios “esquisitos”, são essas pessoas que geram valor para fazer a diferença. “Ninguém sabe fazer um mouse de computador sozinho, você precisa da arte, do hardware, do software, do financeiro… todos juntos! Não sozinho”, exemplifica.

Gostou desse conteúdo? Fique ligado e não deixe de acompanhar a cobertura SOAP do ATD 2019. E compartilhe nossos conteúdos com sua equipe e colegas de trabalho!

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: resumo palestras atd

Posts Relacionados

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Comunicação
11/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França