ATD 2019 | Eric Whitacre: como a tecnologia gera conexão emocional

Um dos keynote speakers do ATD 2019, o compositor Eric Whitacre falou de sua história com a música e a sua invenção, o “Coral Virtual” (Virtual Choir).

Treinamento SOAP
24/05/2019
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Um dos keynote speakers do ATD 2019, o compositor Eric Whitacre falou de sua história com a música e a sua invenção, o “Coral Virtual” (Virtual Choir). Com um discurso leve e divertido, o também maestro fechou a convenção com música.

Relutante em participar do coral da faculdade no primeiro momento, Eric conta que logo se apaixonou pela experiência, a ponto de decidir seguir carreira como compositor musical.

Em meados de 2009, por meio de um amigo, Whitacre assistiu a um vídeo de uma garota que se dizia fã do seu trabalho. Ela estava cantando uma de suas peças, escrita em 2000.

Fascinado pela inocência da garota e a intimidade do vídeo, nasceu a ideia: “e se eu pedisse para várias pessoas publicarem vídeos no YouTube cantando uma música e juntasse tudo como em um coral?”

Assim como ele conta na sua apresentação do TED, mais de cem vídeos foram selecionados, representando 12 países. Com a ajuda do editor Scott Haines, Whitacre publicou em março de 2010 o primeiro coral virtual do mundo.

“Desde então, já foram 5 edições do ‘Virtual Choir’, envolvendo cada vez mais pessoas de todos os cantos do mundo”, diz. “Vejo por meio dos testemunhos que recebo que, além de fazer arte, as pessoas sentem-se conectadas, como se fizessem parte de algo maior. Eu amo essa mistura de arte e tecnologia. A tecnologia é o que queremos ser e a arte é quem somos.”

Na mais recente edição do coral, o músico fez uma homenagem inspirado pelas imagens do telescópio Espacial Hubble. Para acompanhar os cantores, Eric Whitacre desenvolveu um aplicativo para envolver a colaboração do público.

No clímax da performance, o teatro escurece e os smartphones da audiência emitem som e luz por meio do app para complementar as vozes e criar uma atmosfera semelhante ao cosmos.

“Sentir-se parte de algo é um dos anseios que temos e gera conexão emocional instantânea”, afirma o maestro tecnológico. A mesma lição podemos trazer para o mundo das apresentações: conectar a plateia a uma ideia ou conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas para engajar a audiência.

Gostou? Fique ligado em todos os conteúdos sobre a ATD 2019 no blog da SOAP e compartilhe com a sua rede.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: resumo palestras atd

Posts Relacionados

Comunicação estratégica: descubra sua importância e como adotar!

Comunicação
18/04/2024
leia agora

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França